ENTRE EM

CONTATO

Por favor, preencha o formulário abaixo:

Termos de Uso • Política de Privacidade • Contato
 

Rua Bispo Renato Cunha, 384 - Edf. Empresarial MultiCenter, Sala 104 Centro - Lauro de Freitas BA

CEP 42.703-080, CNPJ  33.713.269/0001-74

  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone Pinterest
  • Branco Twitter Ícone

© 2019 - 2020 por Guia MotoBike 

Guia MotoBike: Por um Trânsito mais seguro



No Brasil, pelo menos cinco pessoas morrem a cada 60 minutos vítimas de acidente de trânsito. Nos últimos 10 anos, os desastres nas ruas e estradas do país também já deixaram mais de 1,6 milhões de feridos ao custo de quase R$ 3 bilhões para o Sistema Único de Saúde (SUS). Os números fazem parte de um levantamento elaborado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Segundo a análise do CFM, a cada hora, cerca de 20 pessoas dão entrada em um hospital da rede pública com ferimentos graves decorrentes de algum acidente. Ao avaliar o total de vítimas de acidentes dos últimos 10 anos (1.636.878), é possível verificar que 60% desses casos envolveram vítimas com idades entre 15 e 39 anos, sendo menor a frequência nas faixas etárias que vão de zero a 14 anos (8,2%) e em maiores de 60 anos (8,4%). Outra constatação: quase 80% das vítimas eram do sexo masculino (CFM, 2019).


Já segundo o levantamento da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS-Brasil), cerca de 1,35 milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência de acidentes no trânsito no mundo. Mais da metade de todas as mortes no trânsito ocorre entre usuários vulneráveis das vias: pedestres, ciclistas e motociclistas; entre 20 e 50 milhões de pessoas sofrem lesões não fatais, muitas delas resultando em incapacidade (OPAS-BR, 2019).


Ainda segundo a OPAS-Brasil, os principais fatores de risco são:



· Velocidade - Um aumento na velocidade média está diretamente relacionado tanto à probabilidade de ocorrência de um acidente, quanto à gravidade das suas consequências. Cada aumento de 1% na velocidade média produz, por exemplo, um aumento de 4% no risco de acidente fatal e um aumento de 3% no risco de acidente grave.


· Condução sob influência de álcool e outras substâncias - Conduzir sob a influência de álcool ou qualquer substância ou droga psicoativa aumenta o risco de acidente com morte e lesões graves. O risco de uma colisão no trânsito começa com baixos níveis de concentração de álcool no sangue (BAC) e aumenta significativamente quando essa concentração é de ≥ 0,04 g/dl. No caso do uso de drogas psicoativas, o risco de incorrer em um acidente de trânsito aumenta em diversos graus. O risco de acidente fatal com uma pessoa que consumiu anfetaminas, por exemplo, é cerca de 5 vezes o risco de alguém que não o fez.


· Não utilização de capacetes para motociclistas, cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças - O uso correto de capacetes pode reduzir em 42% o risco de mortes e em 69% o risco de lesões graves. Usar o cinto de segurança reduz o risco de morte entre motoristas e passageiros dos bancos dianteiros entre 45% e 50%, e o risco de morte e lesões graves entre passageiros dos bancos traseiros em 25%. O uso de sistemas de retenção para crianças pode reduzir em 60% o número de mortes.


· Direção Distraída - Existem muitos tipos de distrações que podem levar a uma condução prejudicada. A distração causada por celulares é uma preocupação crescente para a segurança no trânsito. Os condutores que usam celulares enquanto dirigem têm cerca de 4 vezes mais chances de estarem envolvidos em um acidente. O uso de um telefone ao dirigir diminui os tempos de reação (principalmente o tempo de reação da frenagem, mas também a reação aos sinais de trânsito) e dificulta que o condutor mantenha o carro na pista correta e guarde as distâncias de segurança.


A segurança no trânsito é fator fundamental para uma convivência amistosa entre os agentes que participam deste universo cheio de desafios. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável fixou uma meta ambiciosa quanto à segurança no trânsito, que consiste em reduzir pela metade, até 2020, o número de mortos e feridos por acidentes de trânsito em todo o mundo (OPAS-BR, 2019).

Hoje em que se comemora o Dia Mundial da Gentileza, nós do Guia MotoBike relembramos a você que gentileza também contribui para um trânsito mais seguro e nós não só apoiamos essa agenda, mas também assumimos o nosso papel de agentes atores para uma melhor convivência no trânsito. O nosso compromisso em ser uma solução que possibilite nossos clientes, parceiros e usuários a obter uma melhor experiência no universo MotoBike vai além de ser um app completo para quem ama duas rodas! O que nós buscamos é que você sempre desfrute do melhor que a vida pode lhe proporcionar e se for sobre duas rodas, melhor ainda!


FONTE:

https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=28254:2019-05-22-21-49-04&catid=3

https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=5147:acidentes-de-transito-folha-informativa&Itemid=779

14 visualizações